Message important du Directeur médical du groupe scolaire de MCPS

December 9, 2022

Prezada Comunidade MCPS,

Estou entrando em contato para garantir que alunos, funcionários e famílias estejam cientes de uma tendência muito perigosa no uso de substâncias que afeta nossa comunidade. Os opioides sintéticos, especificamente o fentanil produzido ilegalmente, são cada vez mais responsáveis por overdoses e mortes por overdose. Em 2021, mais de 70% de todas as overdoses no Condado de Montgomery foram relacionadas ao fentanil, incluindo substâncias misturadas com fentanil ou substâncias que se parecem com outra coisa (por exemplo, Xanax, Adderall, Percocet ou oxicodona), mas continham fentanil. MCPS continua a trabalhar diligentemente ao lado das autoridades governamentais locais e parceiros da comunidade em uma abordagem abrangente e coordenada para esta epidemia perigosa.

O que é fentanil ilícito?
O fentanil é um medicamento prescrito para dor que é 50 a 100 vezes mais potente que a morfina. O tipo de fentanil que causa morte por overdose é o fentanil feito e vendido ilegalmente na forma de pó, pílulas, líquido ou sprays nasais. Outros produtos de drogas, como a maconha, cocaína, heroína ou pílulas vendidas ilegalmente, consideradas medicamentos prescritos, podem ser misturados com fentanil ilícito, sem o conhecimento do usuário.

Por que os jovens estão consumindo drogas, como fentanil, e como eles as obtêm?
Adolescentes e crianças ainda mais novas podem usar substâncias ilícitas por vários motivos.  A vontade de provar ou pressão dos colegas pode levar a um único episódio de uso que leva a mais problemas. Os jovens que lutam com sintomas de saúde mental, dor ou já usam outras drogas podem ter maior probabilidade de vivenciar ou ter problemas relacionados ao uso de substâncias. Com o fentanil, é importante saber que os indivíduos podem nem saber que o estão ingerindo, pois muitas vezes é incorporado a outras substâncias. Traficantes de drogas podem usar o fentanil para aumentar a potência dos seus produtos. Eles também usam a mídia social para promover e vender drogas, tornando-as mais disponíveis para os jovens por meio de colegas ou diretamente de fontes on-line ou por meio da mídia social. 

Por que o fentanil ilícito é tão perigoso?
Como o fentanil é um opioide altamente poderoso, quantidades muito pequenas podem levar a uma overdose potencialmente fatal em apenas um uso, e a pessoa pode nem saber que a droga ingerida continha fentanil ilícito. A potência do fentanil também significa que os indivíduos que buscam efeitos temporários para relaxamento, alívio da dor ou prazer podem se tornar rapidamente viciados. Uma vez viciados, eles podem precisar usar a cada 2-3 horas para evitar sintomas de abstinência muito desconfortáveis, incluindo náuseas extremas, vômitos, diarréia, ansiedade, sudorese ou calafrios.

O que os adultos podem fazer para ajudar?
Os pais e outros cuidadores podem se educar e promover conversas com as crianças sobre os perigos do uso de drogas, especificamente o fentanil e como evitar o uso, as expectativas da família em relação ao uso e a disponibilidade de ajuda e apoio. Reconhecer possíveis sinais de uso de substâncias, traumas e sintomas de saúde mental ajudará os jovens e as famílias a acessar o apoio mais cedo e a evitar resultados perigosos ou fatais.

A naloxona (Narcan) é um medicamento de emergência administrado por spray nasal que pode funcionar instantaneamente para reverter a overdose de opioides. É importante saber que os efeitos da naloxona são temporários e, quando usados para tratar uma overdose, os indivíduos ainda precisarão de atendimento médico de emergência (911). A eficácia também depende da potência do medicamento e da dose ingerida; portanto, doses mais altas de naloxona podem ser necessárias para opioides poderosos, como o fentanil ilícito. A Lei do Bom Samaritano de Maryland protege os indivíduos contra processos por determinados crimes, que prestam assistência a outra pessoa que está passando por uma emergência médica relacionada a álcool ou outras drogas.

Como parte de garantir a segurança dos medicamentos em suas casas, as famílias devem considerar seriamente manter a naloxona disponível, especialmente se armazenarem opioides prescritos ou tiverem a preocupação de que os jovens possam estar em risco de uso perigoso de opioides. Os residentes do Condado de Montgomery podem acessar a naloxona e receber treinamento sobre como usá-la gratuitamente, sem receita individual.  Se desejar treinamento sobre administração de naloxona, você pode se inscrever neste link. Para ter acesso gratuito à naloxona, os residentes do Condado de Montgomery podem ligar para os Serviços de Redução de Danos do DHHS no número 240-777-1836.

O que Montgomery County Public Schools está fazendo sobre o fentanil ilícito em nossa comunidade?
MCPS mantém seu compromisso com um ambiente escolar seguro e livre de substâncias e com sua missão de apoiar os alunos e todos aqueles em nossa comunidade que trabalham para garantir seu sucesso e bem-estar. O escritório da Autoridade Médica do Sistema Escolar está trabalhando em estreita colaboração com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (sigla em inglês, DHHS) do Condado de Montgomery e outros parceiros da comunidade dentro da iniciativa "Montgomery Goes Purple" para desenvolver esforços comunitários em prevenção, redução de danos e tratamento. Esses esforços incluem iniciativas que abordam amplamente o uso de substâncias, saúde mental, e também se concentram nos problemas específicos do fentanil ilícito. Nosso objetivo comum é garantir que os programas baseados na escola se integrem aos esforços locais e do condado, que alcancem todas as crianças e famílias em nossa comunidade. 
A crise dos opioides continua tendo efeitos devastadores em todo o país e também em nossa comunidade, e todos podem desempenhar um papel no combate a essa epidemia. Vamos aproveitar esta oportunidade para trabalhar juntos para proteger nossos jovens e famílias e defender seu futuro saudável.

Atenciosamente,

Patricia Kapunan, M.D., M.P.H.
Autoridade Médica de MCPS

RECURSOS ADICIONAIS

Condado de Montgomery e Maryland:
Montgomery Goes Purple - MGP é a coalizão do Condado de Montgomery de agências governamentais, organizações comunitárias e indivíduos que oferecem educação, recursos e suporte em relação ao uso e recuperação de substâncias para toda a comunidade. Selecione recursos da coalizão:

Lista de Provedores de Tratamento de Uso de Substâncias para Adolescentes no Condado de Montgomery (Recursos adicionais podem ser localizados por meio do Localizador de Serviços de Tratamento de Saúde Comportamental da SAMHSA)

Reuniões virtuais de apoio à família para pais ou cuidadores de crianças ou jovens com desafios de saúde mental, uso de substâncias ou desafios concomitantes

Departamento de Saúde e Serviços Humanos do Condado de Montgomery’
Conheça os Riscos” Centro de recursos de opioides - educação, serviços e outros recursos para residentes do Condado de Montgomery.

Serviços de Avaliação de Crianças e Adolescentes (CAAS, anteriormente chamado SASCA) - fornece exames de saúde mental/uso de substâncias para residentes menores de 18 anos.  Ligue para 240-777-4000 para agendar uma consulta.

BTheOne - Recursos apropriados para adolescentes sobre como apoiar amigos e entes queridos que lutam contra a saúde mental ou o uso de substâncias. Inclui recursos de crise e defesa.

Harm Reduction Services (Serviços de Redução de Danos) - Fornecem educação gratuita e suprimentos de redução de danos para a comunidade, incluindo acesso a naloxona e treinamento, tiras de teste de fentanil e outros suprimentos de redução de danos e encaminhamentos para aqueles que lutam contra o uso de substâncias transtorno. Ligue para 240-777-1836 ou envie um e-mail overdoseresponseprogram@montgomercountymd.gov

Parent CRAFT é um treinamento em vídeo gratuito para pais de Maryland e outros cuidadores interessados em aprender habilidades para apoiar adolescentes em relação ao uso de substâncias.
Maryland Insurance Administration (Administração de Seguros de Maryland) - oferece informações sobre cobertura de seguro saúde para tratamento de saúde mental e uso de substâncias.  As seguradoras de saúde são obrigadas por lei a cobrir esses cuidados na maioria dos casos. Mais informações podem ser encontradas no website Parity at 10; os indivíduos podem entrar em contato com o Centro de Ação Legal se tiverem dificuldade em acessar o tratamento por esse motivo.

Recursos de Emergência:


988: A "Suicide and Crisis Lifeline" (anteriormente conhecida como Linha Nacional de Prevenção ao Suicídio) - os conselheiros oferecem serviços confidenciais 24 horas por dia, 7 dias por semana, por telefone, ligando para 988, ou por bate-papo na web ou mensagem de texto SMS. Serviços especiais são oferecidos para pessoas LGBTQ+ com menos de 25 anos.

Centro de Crise 24 Horas do Condado de Montgomery - Atendimento presencial ou por telefone 24 horas por dia, 7 dias por semana, para todas as crises, tanto psiquiátricas quanto relacionadas a outras situações. Os serviços incluem uma Equipe de Crise Móvel que fornece avaliações de crise de emergência.  Ligue para o Centro de Crise no número 240-77-4000, ou procure serviços pessoalmente no endereço 1301 Piccard Drive, Rockville, MD 20850. Os serviços estão disponíveis em vários idiomas e para residentes de todas as idades.

Programa de Resposta a Overdose do Departamento de Saúde de Maryland: “Como Usar Naloxona” - inclui informações sobre como reconhecer uma overdose de opioides e treinamento em vídeo para naloxona.

Universidade da Califórnia, Davis, Medical Center: “Como Usar um Kit de Naloxona em Caso de Overdose” - uma página prática e portátil (frente e verso) sobre como reconhecer uma overdose e usar naloxona.

Educação Geral:


Children's National Hospital - "Fentanil Arco-Íris: A Droga que é Tendência e Que os Pais Precisam Conhecer" pelo Psiquiatra de Dependência Infantil e Adolescente Dr. Kaliamurthy.
Página de Recursos sobre Uso de Substâncias da American Academy of Pediatrics - "A Epidemia de Opioides: Como Proteger sua Família"; “Fale com seu Filho sobre Drogas - e Continue Falando”; “Quando os Adolescentes Usam Drogas: Como Agir”.

O Opioid Resource Center (Centro de Recursos sobre Opioides) do CDC inclui informações específicas sobre fentanil e outros opioides sintéticos, prevenção de overdose e o medicamento de emergência naloxona (Narcan).

One Pill Can Kill (Uma Pílula Pode Matar), uma campanha educacional da Agência Antidrogas dos Estados Unidos - “O que todo pai e cuidador precisa saber sobre PÍLULAS FALSAS” ; “Informações sobre pílulas falsificadas”.

ribbon Montgomery Goes Purple ribbon

community partners county partners


Email us: ASKMCPS@mcpsmd.org

Montgomery County Public Schools