community update

September 8, 2021

Prezada Comunidade MCPS:

A mensagem de 3 de setembro para a comunidade sobre as orientações atualizadas dos protocolos de quarentena para alunos que estiveram em contato próximo com um indivíduo apresentando sintomas de COVID-19 gerou preocupações e outras perguntas. Gostaria de fornecer informações adicionais sobre essas orientações, bem como compartilhar algumas novas informações sobre ferramentas que nos ajudarão a minimizar o número de alunos que precisam fazer quarentena. Em anexo, há uma carta do Dr. Travis Gayles, Oficial de Saúde do Condado de Montgomery.


A seguir, estão alguns destaques de nossas estratégias de prevenção.
MCPS segue as orientações do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do Condado de Montgomery (sigla em inglês, DHHS).

O Departamento de Saúde de Maryland e o Departamento de Educação do Estado de Maryland, usando recomendações do CDC, fornecem orientação para ajudar os distritos escolares locais, mas aconselham as escolas a “trabalharem com os departamentos de saúde locais para determinar as estratégias de prevenção em camadas necessárias em sua área para proteger alunos/crianças, professores e funcionários.”  A deferência para com os departamentos de saúde locais foi delineada em 13 de agosto de 2021, orientação emitida pelos órgãos estaduais, onde eles "recomendam veementemente" que as escolas trabalhem com os departamentos de saúde locais porque as decisões sobre estratégias de prevenção "devem ser informadas pelo monitoramento dos níveis de transmissão na comunidade, cobertura da vacina da COVID-19, uso de teste de triagem para detectar casos em escolas K-12, idades das crianças atendidas e os fatores associados que podem impactar o risco de transmissão e a viabilidade de diferentes estratégias de prevenção.”

Ao desenvolver seus protocolos de segurança e saúde COVID-19, MCPS baseou-se nas recomendações fornecidas por agências federais e estaduais, mas, em última análise, segue as orientações fornecidas pelo DHHS, a agência que avalia cada caso de COVID-19 local em nossa comunidade.


A decisão de colocar em quarentena os contatos próximos de um aluno com sintomas de COVID-19 foi tomada de acordo com as orientações do DHHS.

Embora o DHHS siga as diretrizes estaduais, eles assumem uma posição diferente com relação a uma área referenciada na orientação de 13 de agosto do estado. Especificamente, o Dr. Travis Gayles, Diretor de Saúde do Condado de Montgomery, afirma que "nossa orientação difere da orientação estadual em uma categoria - pessoas com sintomas, nenhum resultado de teste negativo, nenhum diagnóstico alternativo para explicar os sintomas e nenhum histórico de contato com COVID conhecido.”

A decisão de MCPS de colocar em quarentena os contatos próximos de um aluno com sintomas de COVID-19 foi baseada na orientação de nosso departamento de saúde local. Embora a orientação estadual não exija que esses alunos fiquem em quarentena até que um resultado de teste positivo seja obtido, o DHHS recomenda uma estratégia diferente para essa categoria de alunos.  Como afirma o Dr. Gayles, “localmente, pedimos aos alunos que foram identificados como contatos próximos desses casos que fossem colocados em quarentena enquanto se aguardava um resultado de teste negativo do caso índice; a decisão local foi tomada com base em preocupações relacionadas ao aumento da possibilidade de contágio de cepas variantes de COVID e a percentagem de alunos que ainda não são elegíveis para serem vacinados.”


Novas ferramentas ajudarão a reduzir a quarentena.

MCPS receberá testes rápidos para todas as escolas do estado e do condado até o final da próxima semana. O uso desses testes, em conjunto com outras medidas de segurança que temos em vigor, irá nos ajudar a manter mais alunos na escola. Receberemos mais orientações do DHHS sobre a implementação deste programa de teste rápido e forneceremos informações a você o mais rápido possível.


MCPS continuará a ajustar os protocolos com base nas orientações do DHHS.

Todos nós já vivenciamos a natureza dinâmica desta pandemia e a necessidade de adaptar-nos com base no que as autoridades de saúde aprendem e nas tendências que observam nas escolas e comunidades. O DHHS se comprometeu a continuar a “monitorar os dados epidemiológicos e de vigilância para ajustar a abordagem” para colocar os alunos em quarentena. Além disso, o Dr. Gayles compartilhou que o DHHS implementou uma revisão da administração feita por sua equipe da orientação sobre quarentenas para garantir que seja universalmente aplicada e que eles continuarão a trabalhar em estreita colaboração com a equipe MCPS para identificar melhor os contatos próximos que atendam às diretrizes do CDC.

MCPS tem o compromisso de encontrar soluções inovadoras para criar distância entre os alunos nas escolas e parabenizamos os nossos diretores por seu trabalho ao fazer isso.  Estamos incentivando os professores a continuarem usando estratégias criativas em sala de aula que ajudem os alunos a se distanciarem fisicamente e a continuarem atentos aos grupos de alunos que trabalham juntos. Nossos esforços podem minimizar o número de alunos que precisam de quarentena.


strong>As estratégias de prevenção continuam a ser fundamentais para reduzir o número de alunos em quarentena.

Nossa principal prioridade é manter as escolas abertas e garantir que os alunos e funcionários estejam seguros. Todas as estratégias de prevenção que implementamos nos ajudarão a minimizar a interrupção do aprendizado. Vacinas, máscaras, lavagem das mãos, maximização do uso de espaços ao ar livre e ficar em casa quando doente podem ajudar a reduzir a transmissão da COVID-19.

Agradecemos nossa parceria com o DHHS e outras agências do condado no desenvolvimento de estratégias de prevenção que atendam às necessidades de nossa comunidade. Obrigada por sua paciência, compreensão e flexibilidade nestes tempos difíceis. Continuando a trabalhar juntos, manteremos nossas portas abertas com nossos alunos aprendendo nas escolas cinco dias por semana.

Atenciosamente,

Monifa B. McKnight, Ed.D.
Superintendente Interina das Escolas